BMW R 1200 GS: A sua moto para Experiências Inigualáveis

Sobre:

BMW R 1200 GS

BMW R 1200 GS
Você já sonhou em viajar pelo mundo em duas rodas, explorando lugares incríveis e vivendo aventuras inesquecíveis? Se a resposta for sim, então você provavelmente já ouviu falar da BMW R 1200 GS, a moto que é considerada por muitos como a melhor opção para o turismo de aventura. Mas o que faz dessa moto tão especial? Como ela surgiu e se tornou um ícone entre os motociclistas? Quais são os seus principais diferenciais e concorrentes? E quais são as dúvidas mais comuns sobre ela? Neste artigo, vamos responder a essas perguntas e mostrar por que a BMW R 1200 GS é uma moto que merece a sua atenção.

A origem da BMW R 1200 GS

A história da BMW R 1200 GS começa em 1980, quando a BMW lançou a sua primeira moto com motor boxer de dois cilindros opostos e refrigeração a ar, a R 80 G/S. Essa moto foi projetada para ser versátil e capaz de enfrentar diferentes tipos de terreno, desde asfalto até terra, areia e lama. Ela foi a precursora do conceito de moto trail, que combina características de motos de estrada e de motos de enduro. A R 80 G/S fez sucesso entre os motociclistas que buscavam liberdade e aventura, e ganhou fama ao vencer o Rally Dakar, a mais difícil prova de rali do mundo, em 1981, 1983, 1984 e 1985.

A R 80 G/S foi evoluindo ao longo dos anos, recebendo melhorias no motor, no chassi, na suspensão, nos freios e na eletrônica. Em 2004, a BMW lançou a R 1200 GS, a primeira moto da família GS a ter um motor de 1200 cc, com mais potência e torque. A R 1200 GS também foi a primeira moto a ter o sistema de suspensão eletrônica ESA, que permite ajustar a altura e a rigidez da suspensão de acordo com o peso da moto, o tipo de terreno e o estilo de pilotagem. Além disso, a R 1200 GS tinha outros recursos tecnológicos, como o controle de tração ASC, o controle de estabilidade ABS, o computador de bordo e o sistema de navegação GPS.

A R 1200 GS se tornou um sucesso de vendas e de crítica, sendo elogiada por sua versatilidade, conforto, desempenho, segurança e confiabilidade. Ela também foi a protagonista de várias expedições pelo mundo, como a Long Way Round e a Long Way Down, realizadas pelos atores Ewan McGregor e Charley Boorman, que percorreram mais de 50 mil quilômetros em diversos continentes a bordo da R 1200 GS. A moto também foi usada por outros viajantes famosos, como o escritor Ted Simon, o jornalista Nick Sanders e o fotógrafo Michael Martin.

A R 1200 GS recebeu algumas atualizações em 2008, 2010 e 2013, mantendo-se como a líder do segmento de motos big trail. Em 2019, a BMW lançou a R 1250 GS, a sucessora da R 1200 GS, que trouxe como novidade o sistema de variação de válvulas ShiftCam, que melhora o desempenho e a eficiência do motor em baixas e altas rotações. A R 1250 GS também tem um painel digital TFT, que permite conectar o smartphone e controlar diversas funções da moto pelo celular.

Os pontos altos da BMW R 1200 GS e as opções/concorrentes

A BMW R 1200 GS é uma moto que se destaca por vários motivos, mas podemos citar alguns que são mais relevantes:

  • O motor boxer de dois cilindros opostos é um dos diferenciais da BMW R 1200 GS. Ele tem um som característico, uma entrega de potência linear e um torque abundante em qualquer faixa de rotação. Ele também tem uma refrigeração mista, a ar e a água, que garante uma melhor dissipação de calor e uma maior durabilidade. O motor da R 1200 GS tem 125 cv de potência máxima e 12,7 kgfm de torque máximo.
  • A suspensão eletrônica ESA é outro recurso que faz da BMW R 1200 GS uma moto única. Ela permite que o piloto escolha entre cinco modos de pilotagem: Rain, Road, Dynamic, Enduro e Enduro Pro. Cada modo altera a resposta do motor, do controle de tração, do ABS e da suspensão, adaptando a moto às condições de uso. A suspensão também pode ser ajustada manualmente, de acordo com a preferência do piloto e a carga da moto.
  • O design da BMW R 1200 GS é outro ponto forte da moto. Ela tem um visual robusto e imponente, que transmite a sensação de aventura e de qualidade. Ela também tem uma ergonomia excelente, com um banco confortável, um guidão largo e um para-brisa regulável, que proporcionam uma boa posição de pilotagem e uma boa proteção aerodinâmica. A moto também tem um tanque de combustível de 20 litros, que garante uma boa autonomia, e um bagageiro traseiro, que facilita a instalação de malas e baús.
  • A tecnologia embarcada na BMW R 1200 GS é outro aspecto que chama a atenção. Além da suspensão eletrônica, do controle de tração, do ABS e do computador de bordo, a moto também tem um farol de LED, que ilumina melhor a estrada, um sistema de partida sem chave, que dispensa o uso de chave para ligar a moto, e um sistema de chamada de emergência, que aciona automaticamente os serviços de socorro em caso de acidente.

A BMW R 1200 GS é uma moto que tem poucos concorrentes à altura, mas existem algumas opções que podem agradar aos fãs de motos big trail. Algumas delas são:

  • A Honda Africa Twin, que é uma moto inspirada na lendária Honda XRV 750, que venceu o Rally Dakar quatro vezes. A Africa Twin tem um motor bicilíndrico de 998 cc, que entrega 95 cv de potência e 10 kgfm de torque. Ela também tem um câmbio automático de dupla embreagem, que permite trocar as marchas pelo botão ou pelo pedal, e um sistema de controle de tração com sete níveis de ajuste. A Africa Twin é uma moto mais voltada para o uso off-road, com um peso menor e uma suspensão mais alta que a R 1200 GS.
  • A Triumph Tiger 1200, que é uma moto que combina o estilo clássico da marca inglesa com a tecnologia moderna. A Tiger 1200 tem um motor tricilíndrico de 1215 cc, que entrega 141 cv de potência e 12,2 kgfm de torque. Ela também tem uma suspensão eletrônica semi-ativa, que se adapta às condições da estrada, e um painel digital TFT, que permite conectar o smartphone e controlar diversas funções da moto pelo celular. A Tiger 1200 é uma moto mais voltada para o uso on-road, com um peso maior e uma suspensão mais baixa que a R 1200 GS.
  • A Ducati Multistrada 1260, que é uma moto que mistura o DNA esportivo da marca italiana com a versatilidade de uma moto big trail. A Multistrada 1260 tem um motor bicilíndrico de 1262 cc, que entrega 158 cv de potência e 13 kgfm de torque. Ela também tem um sistema de suspensão eletrônica Skyhook, que ajusta a suspensão de acordo com o modo de pilotagem, e um sistema de monitoramento de pressão dos pneus, que alerta o piloto em caso de perda de pressão. A Multistrada 1260 é uma moto mais voltada para o uso esportivo, com um desempenho superior e uma suspensão mais firme que a R 1200 GS.

As dúvidas comuns sobre a BMW R 1200 GS

A BMW R 1200 GS é uma moto que desperta muita curiosidade e admiração, mas também algumas dúvidas e receios. Vamos tentar esclarecer algumas das perguntas mais frequentes sobre ela:

  • A BMW R 1200 GS é uma moto cara? A resposta depende do ponto de vista e do bolso de cada um, mas é fato que a BMW R 1200 GS é uma moto de alto padrão, que oferece muita qualidade, tecnologia e exclusividade. O preço da moto nova no Brasil varia entre R$ 80 mil e R$ 100 mil, dependendo da versão e dos acessórios. Além disso, a manutenção e o seguro da moto também são elevados, o que exige um planejamento financeiro para quem quer ter uma R 1200 GS. Por outro lado, a moto tem uma boa valorização no mercado de usados, o que pode compensar o investimento inicial.
  • A BMW R 1200 GS é uma moto difícil de pilotar? A resposta é não, desde que o piloto tenha experiência e habilidade suficientes para lidar com uma moto de grande porte e peso. A BMW R 1200 GS é uma moto que tem uma boa dirigibilidade, com um centro de gravidade baixo, um equilíbrio bem distribuído e uma eletrônica que auxilia o piloto em diversas situações. No entanto, a moto exige cuidado e atenção, especialmente em manobras de baixa velocidade, em curvas fechadas e em pisos irregulares. A moto também requer uma adaptação ao motor boxer, que tem uma vibração e uma inclinação diferentes dos motores convencionais.
  • A BMW R 1200 GS é uma moto confortável? A resposta é sim, tanto para o piloto quanto para o passageiro. A BMW R 1200 GS é uma moto que tem um banco amplo e macio, que pode ser ajustado em altura e inclinação. O guidão também pode ser regulado em altura e distância, permitindo uma posição de pilotagem adequada para cada estatura. O para-brisa também pode ser modificado em altura e ângulo, protegendo o piloto do vento e da chuva. A moto também tem um bom espaço para bagagem, com um bagageiro traseiro e a possibilidade de instalar malas laterais e um baú superior. A suspensão da moto também é confortável, absorvendo bem as irregularidades do terreno e proporcionando uma viagem suave e agradável.

Conclusão sobre a BMW R 1200 GS

A BMW R 1200 GS é uma moto que não precisa de muitas palavras para se apresentar. Ela é uma moto que tem uma história de sucesso, uma legião de fãs e uma reputação de excelência. Ela é uma moto que combina o melhor de dois mundos: a performance de uma moto esportiva e a versatilidade de uma moto trail. Ela é uma moto que oferece muita tecnologia, segurança e conforto, mas também muita diversão, aventura e emoção. Ela é uma moto que pode te levar a qualquer lugar, seja na cidade, na estrada ou na trilha. Ela é uma moto que é mais do que uma moto: é uma companheira de viagem, uma parceira de vida, uma realização de sonho.