CB 300F Twister: Uma Moto Esportiva e Econômica

Sobre:

CB 300F Twister

CB 300F Twister

Você está procurando uma moto que seja esportiva, elegante e eficiente em combustível? Você quer uma moto que ofereça uma ótima experiência de pilotagem em terrenos irregulares? Então, você precisa conhecer a CB 300F Twister, uma moto da Honda que combina design, desempenho e economia.

Neste artigo, vamos contar um pouco da história dessa moto, suas principais características, as dúvidas mais comuns sobre ela e algumas sugestões de modelos similares. Acompanhe!

A História da CB 300F Twister

A CB 300F Twister é uma moto que surgiu em 2023, como uma evolução da CB Twister, lançada em 2015. A CB Twister, por sua vez, era uma sucessora da CB 300R, que foi produzida entre 2009 e 2015. A CB 300R, por sua vez, era uma herdeira da CBX 250 Twister, que foi fabricada entre 2001 e 2008.

Ou seja, a CB 300F Twister faz parte de uma linhagem de motos esportivas da Honda, que se destacam pelo seu visual arrojado, seu motor potente e sua versatilidade. A CB 300F Twister é a mais recente representante dessa família, que tem uma longa tradição no mercado brasileiro.

A CB 300F Twister trouxe algumas novidades em relação à sua antecessora, a CB Twister. A principal delas foi a mudança no motor, que passou de 249,5 cc para 293,5 cc, aumentando a potência de 22,4 cv para 24,5 cv e o torque de 2,28 kgf.m para 2,61 kgf.m. Além disso, a CB 300F Twister ganhou um novo design, com uma carenagem mais esportiva, um farol de LED, um painel digital e uma entrada USB.

A CB 300F Twister está disponível em duas versões: a standard, que vem com freios a disco nas duas rodas e sistema CBS (Combined Brake System), que distribui a frenagem entre as rodas de forma inteligente, e a ABS, que vem com freios a disco nas duas rodas e sistema ABS (Anti-lock Brake System), que evita o travamento das rodas em situações de emergência. A CB 300F Twister também tem quatro opções de cores: vermelho, cinza, dourado e preto.

As Características da CB 300F Twister

A CB 300F Twister é uma moto que impressiona pela sua beleza, sua performance e sua economia. Ela é capaz de rodar bem em diferentes tipos de terreno, desde o asfalto até a terra, graças ao seu conjunto ciclístico equilibrado e ao seu motor eficiente.

O motor da CB 300F Twister é um dos seus pontos fortes. Ele é um monocilíndrico de 293,5 cc, que entrega 24,5 cv de potência e 2,61 kgf.m de torque com gasolina. Ele tem duplo comando de válvulas, injeção eletrônica, refrigeração a ar e tecnologia Flex One, que permite o uso de etanol ou gasolina. Ele também tem um sistema de embreagem deslizante, que evita o travamento da roda traseira em reduções bruscas de marcha.

O resultado é um motor que entrega uma aceleração vigorosa, uma velocidade máxima em torno de 150 km/h, uma retomada rápida e uma pilotagem suave. Ele também é bastante econômico, podendo fazer até 30 km/l em uma tocada moderada, o que garante uma boa autonomia com o tanque de 16,5 litros.

A CB 300F Twister também se destaca pela sua posição de pilotagem. Ela tem um guidão alto e largo, que proporciona uma postura ereta e confortável, um assento bipartido, que acomoda bem o piloto e o garupa, e um painel 100% digital, que mostra velocímetro, conta-giros, hodômetro, marcador de combustível, relógio, indicador de marcha e de temperatura. Ela também tem uma entrada USB, que permite carregar o celular ou outros dispositivos.

A suspensão da CB 300F Twister é outro ponto positivo. Ela tem um garfo telescópico de 37 mm de diâmetro na dianteira, com 130 mm de curso, e um monoamortecedor na traseira, com 108 mm de curso e ajuste na pré-carga da mola. Essa suspensão é capaz de absorver bem as imperfeições do solo, sem comprometer a estabilidade e a dirigibilidade da moto.

Os freios da CB 300F Twister são eficientes e seguros. Ela tem um disco de 276 mm na dianteira e um disco de 220 mm na traseira, ambos com pinças de pistão duplo. Além disso, ela vem equipada com o sistema CBS ou ABS, dependendo da versão, que aumentam a segurança nas frenagens.

As rodas da CB 300F Twister são outro diferencial. Elas são de liga leve, com cinco raios duplos, e têm medidas de 17 polegadas nas duas rodas, o que permite o uso de pneus esportivos, que se adaptam melhor ao asfalto. Os pneus originais da moto são os Pirelli Sport Demon, que têm um bom desempenho e uma boa durabilidade.

As Dúvidas Mais Comuns Sobre a CB 300F Twister

A CB 300F Twister é uma moto que desperta o interesse de muitos motociclistas, mas também gera algumas dúvidas. Por isso, vamos responder às cinco perguntas mais frequentes sobre ela:

  • A CB 300F Twister é boa para iniciantes?

Sim, a CB 300F Twister é uma boa opção para quem está começando no mundo das duas rodas, ou para quem quer migrar de uma moto menor para uma maior. Ela tem um motor que não assusta, mas que também não decepciona, uma posição de pilotagem confortável e uma boa ciclística. Além disso, ela tem o sistema CBS ou ABS, que aumentam a segurança nas frenagens.

  • A CB 300F Twister é boa para viajar?

Sim, a CB 300F Twister é uma excelente companheira de viagem, seja para um bate e volta ou para uma longa jornada. Ela tem um bom desempenho na estrada, com uma velocidade máxima em torno de 150 km/h, um consumo moderado, que permite uma boa autonomia, e um conforto acima da média, tanto para o piloto quanto para o garupa. Além disso, ela tem um bagageiro traseiro que facilita a fixação de um baú ou de uma mochila.

  • A CB 300F Twister é boa para o off-road?

Não, a CB 300F Twister não é uma boa opção para quem gosta de se aventurar por estradas de terra, cascalho, areia ou lama. Ela tem uma suspensão de curso curto, que não absorve bem os impactos, rodas de liga leve, que são mais frágeis, pneus esportivos, que não se adaptam bem aos diferentes tipos de solo, e um escapamento baixo, que pode raspar em terrenos irregulares. Além disso, ela tem um peso relativamente alto, em torno de 162 kg, o que dificulta a sua condução e manobras em situações adversas.

  • A CB 300F Twister é cara de manter?

Não, a CB 300F Twister é uma moto que tem um custo de manutenção razoável, compatível com a sua categoria e com a sua qualidade. Ela tem um consumo de combustível moderado, que varia entre 25 e 30 km/l, dependendo do modo de pilotagem, um óleo de motor que deve ser trocado e o filtro de óleo a cada 6 mil km, um filtro de ar que deve ser limpo a cada 12 mil km e trocado a cada 24 mil km. Além disso, ela tem uma corrente de transmissão que deve ser lubrificada a cada 600 km e ajustada a cada 3 mil km, e pastilhas de freio que devem ser verificadas a cada 6 mil km e trocadas quando necessário. O preço das peças originais da Honda é um pouco mais baixo do que o de outras marcas, mas a qualidade e a durabilidade compensam.

  • A CB 300F Twister vale a pena?

Sim, a CB 300F Twister vale a pena para quem procura uma moto esportiva, elegante e eficiente em combustível, que ofereça uma ótima experiência de pilotagem em terrenos irregulares. Ela tem um motor que entrega uma boa performance, uma posição de pilotagem que proporciona um conforto acima da média, uma suspensão que garante uma estabilidade e uma dirigibilidade excelentes, e um design que chama a atenção por onde passa.

Ela é uma boa opção para iniciantes, para viajantes e para quem gosta de uma moto ágil e divertida, que pode contar com o sistema CBS ou ABS para aumentar a segurança nas frenagens.

Ela tem um custo de manutenção razoável, compatível com a sua categoria e com a sua qualidade, e um preço competitivo em relação às suas concorrentes, que varia entre R$ 18.990,00 na versão standard e R$ 20.990,00 na versão ABS.

A CB 300F Twister é uma moto que vale a pena conhecer e experimentar, pois ela pode te surpreender pela sua beleza, sua performance e sua economia. Ela é uma moto que pode te levar para qualquer lugar, a qualquer hora.

As Sugestões Similares à CB 300F Twister

A CB 300F Twister é uma moto única no mercado brasileiro, mas existem algumas opções que podem agradar aos motociclistas que buscam uma esportiva de baixa cilindrada. Veja três sugestões:

  • Yamaha Fazer 250: A Yamaha Fazer 250 é uma moto que se encaixa na categoria naked, que tem um visual mais despojado e minimalista. Ela tem um motor de 249 cc, que rende 21,3 cv de potência e 2,1 kgf.m de torque, um peso de 149 kg, uma suspensão de 130 mm de curso na dianteira e 120 mm na traseira, e rodas de 17 polegadas nas duas rodas. Ela tem um design moderno e arrojado, com um farol de LED, um painel digital e um tanque de 14 litros. Ela custa R$ 17.990,00.
  • Kawasaki Z300: A Kawasaki Z300 é uma moto que se inspira na famosa Z1000, uma das nakeds mais potentes e radicais do mundo. Ela tem um motor de 296 cc, que entrega 39 cv de potência e 2,8 kgf.m de torque, um peso de 168 kg, uma suspensão de 120 mm de curso na dianteira e 132 mm na traseira, e rodas de 17 polegadas nas duas rodas. Ela tem um design agressivo e imponente, com um farol duplo, um painel digital e um tanque de 17 litros. Ela custa R$ 22.990,00.
  • KTM Duke 200: A KTM Duke 200 é uma moto que segue a filosofia da marca austríaca, que é conhecida por suas motos de alta performance e de competição. Ela tem um motor de 199,5 cc, que gera 26 cv de potência e 1,95 kgf.m de torque, um peso de 134 kg, uma suspensão de 150 mm de curso na dianteira e 150 mm na traseira, e rodas de 17 polegadas nas duas rodas. Ela tem um design esportivo e ousado, com um farol de LED, um painel digital e um tanque de 10,2 litros. Ela custa R$ 19.990,00.

A Conclusão Sobre a CB 300F Twister

A CB 300F Twister é uma moto que oferece uma ótima relação custo-benefício para quem busca uma esportiva de baixa cilindrada, que combina design, desempenho e economia.

Ela tem um motor que entrega uma aceleração vigorosa, uma velocidade máxima em torno de 150 km/h, uma retomada rápida e uma pilotagem suave. Ela também é bastante econômica, podendo fazer até 30 km/l em uma tocada moderada.

Ela tem uma posição de pilotagem que proporciona um conforto acima da média, uma suspensão que garante uma estabilidade e uma dirigibilidade excelentes, e um design que chama a atenção por onde passa.

Ela é uma boa opção para iniciantes, para viajantes e para quem gosta de uma moto ágil e divertida, que pode contar com o sistema CBS ou ABS para aumentar a segurança nas frenagens.

Ela tem um custo de manutenção razoável, compatível com a sua categoria e com a sua qualidade, e um preço competitivo em relação às suas concorrentes, que varia entre R$ 18.990,00 na versão standard e R$ 20.990,00 na versão ABS.

A CB 300F Twister é uma moto que vale a pena conhecer e experimentar, pois ela pode te surpreender pela sua beleza, sua performance e sua economia. Ela é uma moto que pode te levar para qualquer lugar, a qualquer hora.