Kawasaki Versys-X 300: Uma Aventureira Versátil

Sobre:

Kawasaki Versys-X 300

Kawasaki Versys-X 300

Você gosta de viajar de moto, mas não quer se limitar a um tipo de estrada? Você procura uma motocicleta que seja ágil, confortável e econômica? Então, você precisa conhecer a Kawasaki Versys-X 300, uma aventureira versátil que pode te levar para qualquer lugar, a qualquer hora.

Neste artigo, vamos contar um pouco da história dessa moto, suas principais características, as dúvidas mais comuns sobre ela e algumas sugestões de modelos similares. Acompanhe!

A História da Kawasaki Versys-X 300

A Versys-X 300 é a caçula da família Versys, que significa Versatile System, ou Sistema Versátil. A ideia por trás desse conceito é oferecer motocicletas que se adaptem a diferentes tipos de uso, desde o urbano até o off-road, sem perder o desempenho e o prazer de pilotar.

A primeira Versys foi lançada em 2007, com um motor de 650 cc e um design inspirado nas big trail. Em 2015, a Kawasaki apresentou a Versys 1000, uma moto mais potente e sofisticada, com controle de tração, modos de potência e suspensão eletrônica.

Em 2017, foi a vez da Kawasaki Versys-X 300 chegar ao mercado, com o objetivo de atender aos motociclistas que procuram uma moto mais leve, acessível e divertida, mas sem abrir mão da versatilidade e da aventura. A Versys-X 300 usa o mesmo motor da Ninja 300 e da Z300, um bicilíndrico de 296 cc, que entrega 40 cv de potência e 2,6 kgfm de torque.

A Kawasaki Versys-X 300 se destaca pelo seu visual aventureiro, com uma carenagem dianteira que lembra as motos de rally, um para-brisa alto que protege o piloto do vento, um bagageiro traseiro que facilita o transporte de objetos e um escapamento elevado que evita danos em terrenos irregulares.

Além disso, a Kawasaki Versys-X 300 conta com uma suspensão de longo curso, que absorve melhor as irregularidades do solo, e rodas raiadas de 19 polegadas na dianteira e 17 polegadas na traseira, que são mais resistentes e permitem o uso de pneus mistos.

A Kawasaki Versys-X 300 está disponível em duas versões: a standard, que já vem bem equipada, e a Tourer, que acrescenta baús laterais, faróis de neblina, protetores de motor e de mão e tomada DC, para quem quer viajar com mais conforto e segurança.

As Características da Kawasaki Versys-X 300

A Versys-X 300 é uma moto que surpreende pela sua agilidade, conforto e economia. Ela é capaz de rodar bem em diferentes tipos de estrada, desde o asfalto até a terra, graças ao seu conjunto ciclístico equilibrado e ao seu motor eficiente.

O motor da Kawasaki Versys-X 300 é um dos seus pontos fortes. Ele é derivado da Ninja 300, uma das esportivas mais vendidas do Brasil, mas recebeu algumas modificações para se adequar ao uso misto. Ele tem duplo comando de válvulas, injeção eletrônica, refrigeração líquida e um sistema de balanceiro que reduz as vibrações.

O resultado é um motor que entrega uma potência linear e progressiva, com uma boa resposta em baixas e médias rotações, ideal para ultrapassagens e retomadas. Ele também é bastante econômico, podendo fazer até 25 km/l em uma tocada moderada, o que garante uma boa autonomia com o tanque de 17 litros.

A Versys-X 300 também se destaca pela sua posição de pilotagem. Ela tem um guidão largo e alto, que proporciona uma postura ereta e relaxada, um assento largo e confortável, que acomoda bem o piloto e o garupa, e um painel completo e de fácil leitura, que mostra velocímetro, conta-giros, hodômetro, marcador de combustível, relógio, indicador de marcha e de temperatura.

A suspensão da Kawasaki Versys-X 300 é outro ponto positivo. Ela tem um garfo telescópico de 41 mm de diâmetro na dianteira, com 130 mm de curso, e um monoamortecedor a gás na traseira, com 148 mm de curso e ajuste na pré-carga da mola. Essa suspensão é capaz de absorver bem as imperfeições do solo, sem comprometer a estabilidade e a dirigibilidade da moto.

Os freios da Kawasaki Versys-X 300 são eficientes e seguros. Ela tem um disco simples de 290 mm na dianteira e um disco simples de 220 mm na traseira, ambos com pinças de pistão duplo. Além disso, ela vem equipada com o sistema ABS, que evita o travamento das rodas em frenagens bruscas ou em pisos escorregadios.

As rodas da Kawasaki Versys-X 300 são outro diferencial. Elas são raiadas, o que as torna mais resistentes a impactos, e têm medidas de 19 polegadas na dianteira e 17 polegadas na traseira, o que permite o uso de pneus mistos, que se adaptam melhor a diferentes tipos de terreno. Os pneus originais da moto são os Pirelli MT60, que têm um bom desempenho tanto no asfalto quanto na terra.

As Dúvidas Mais Comuns Sobre a Kawasaki Versys-X 300

A Kawasaki Versys-X 300 é uma moto que desperta o interesse de muitos motociclistas, mas também gera algumas dúvidas. Por isso, vamos responder às cinco perguntas mais frequentes sobre ela:

  • A Versys-X 300 é boa para iniciantes?

Sim, a Kawasaki Versys-X 300 é uma boa opção para quem está começando no mundo das duas rodas, ou para quem quer migrar de uma moto menor para uma maior. Ela tem um motor que não assusta, mas que também não decepciona, uma posição de pilotagem confortável e uma boa ciclística. Além disso, ela tem o sistema ABS, que aumenta a segurança nas frenagens.

  • A Versys-X 300 é boa para viajar?

Sim, a Kawasaki Versys-X 300 é uma excelente companheira de viagem, seja para um bate e volta ou para uma longa jornada. Ela tem um bom desempenho na estrada, com uma velocidade máxima em torno de 160 km/h, um consumo moderado, que permite uma boa autonomia, e um conforto acima da média, tanto para o piloto quanto para o garupa. Além disso, ela tem um bagageiro traseiro que facilita a fixação de um baú ou de uma mochila, e na versão Tourer, ela vem com baús laterais, faróis de neblina, protetores de motor e de mão e tomada DC, que agregam mais praticidade e segurança à viagem.

  • A Versys-X 300 é boa para o off-road?

Sim, a Kawasaki Versys-X 300 é uma boa opção para quem gosta de se aventurar por estradas de terra, cascalho, areia ou lama. Ela tem uma suspensão de longo curso, que absorve bem os impactos, rodas raiadas, que são mais resistentes, pneus mistos, que se adaptam melhor aos diferentes tipos de solo, e um escapamento elevado, que evita danos em terrenos irregulares. Além disso, ela tem um peso relativamente baixo, em torno de 175 kg, o que facilita a sua condução e manobras em situações adversas.

  • A Versys-X 300 é cara de manter?

Não, a Kawasaki Versys-X 300 é uma moto que tem um custo de manutenção razoável, compatível com a sua categoria e com a sua qualidade. Ela tem um consumo de combustível moderado, que varia entre 20 e 25 km/l, dependendo do modo de pilotagem, um óleo de motor que deve ser trocado o filtro de óleo a cada 6 mil km, um filtro de ar que deve ser limpo a cada 12 mil km e trocado a cada 24 mil km, e velas de ignição que devem ser substituídas a cada 24 mil km. Além disso, ela tem uma corrente de transmissão que deve ser lubrificada a cada 600 km e ajustada a cada 3 mil km, e pastilhas de freio que devem ser verificadas a cada 6 mil km e trocadas quando necessário. O preço das peças originais da Kawasaki é um pouco mais alto do que o de outras marcas, mas a qualidade e a durabilidade compensam.

  • A Versys-X 300 vale a pena?

Sim, a Kawasaki Versys-X 300 vale a pena para quem procura uma moto versátil, divertida e confiável, que pode ser usada tanto no dia a dia quanto em viagens e aventuras. Ela tem um motor que entrega uma boa performance, uma posição de pilotagem que proporciona um bom conforto, uma suspensão que garante uma boa estabilidade e um design que chama a atenção. Além disso, ela tem um preço competitivo em relação às suas concorrentes, que varia entre R$ 25.990,00 na versão standard e R$ 28.990,00 na versão Tourer.

As Sugestões Similares à Kawasaki Versys-X 300

A Versys-X 300 é uma moto única no mercado brasileiro, mas existem algumas opções que podem agradar aos motociclistas que buscam uma aventureira de baixa cilindrada. Veja três sugestões:

  • BMW G 310 GS: A BMW G 310 GS é a irmã menor da famosa R 1200 GS, a moto mais vendida da marca alemã. Ela tem um motor de 313 cc, que rende 34 cv de potência e 2,8 kgfm de torque, um peso de 169,5 kg, uma suspensão de 180 mm de curso na dianteira e 180 mm na traseira, e rodas de 19 polegadas na dianteira e 17 polegadas na traseira. Ela tem um visual robusto e moderno, com um farol de LED, um painel digital e um tanque de 11 litros. Ela custa R$ 29.990,00.
  • Honda CB 500X: A Honda CB 500X é uma moto que se encaixa na categoria crossover, que mistura elementos de uma naked com uma trail. Ela tem um motor de 471 cc, que entrega 50,4 cv de potência e 4,55 kgfm de torque, um peso de 183 kg, uma suspensão de 150 mm de curso na dianteira e 135 mm na traseira, e rodas de 19 polegadas na dianteira e 17 polegadas na traseira. Ela tem um design elegante e funcional, com um para-brisa ajustável, um painel digital e um tanque de 17,7 litros. Ela custa R$ 32.990,00.
  • Yamaha Ténéré 250: A Yamaha Ténéré 250 é uma moto que segue a tradição da marca japonesa nas competições de rally. Ela tem um motor de 249 cc, que gera 20,9 cv de potência e 2,1 kgfm de torque, um peso de 137 kg, uma suspensão de 220 mm de curso na dianteira e 200 mm na traseira, e rodas de 21 polegadas na dianteira e 18 polegadas na traseira. Ela tem um visual aventureiro e robusto, com um farol duplo, um painel digital e um tanque de 16 litros. Ela custa R$ 18.590,00.

A Conclusão Sobre a Kawasaki Versys-X 300

A Kawasaki Versys-X 300 é uma moto que oferece uma ótima relação custo-benefício para quem busca uma aventureira versátil, que pode rodar bem em diferentes tipos de estrada, desde o asfalto até a terra, sem perder o desempenho e o prazer de pilotar.

Ela tem um motor que entrega uma potência linear e progressiva, uma posição de pilotagem que proporciona um conforto acima da média, uma suspensão que garante uma estabilidade e uma dirigibilidade excelentes, e um design que chama a atenção por onde passa.

Ela é uma boa opção para iniciantes, para viajantes e para aventureiros, que podem contar com o sistema ABS, o bagageiro traseiro e os acessórios da versão Tourer para aumentar a segurança e a praticidade da moto.

Ela tem um custo de manutenção razoável, compatível com a sua categoria e com a sua qualidade, e um preço competitivo em relação às suas concorrentes, que varia entre R$ 25.990,00 na versão standard e R$ 28.990,00 na versão Tourer.

A Kawasaki Versys-X 300 é uma moto que vale a pena conhecer e experimentar, pois ela pode te surpreender pela sua agilidade, conforto e economia. Ela é uma moto que pode te levar para qualquer lugar, a qualquer hora.