Triumph Tiger 900: Uma moto para quem gosta de aventura

Sobre:

Triumph Tiger 900

Triumph Tiger 900

O Triumph Tiger 900 é uma moto que combina potência, conforto e versatilidade para quem gosta de aventura. Você já sonhou em viajar pelo mundo em duas rodas, explorando lugares incríveis e vivendo experiências inesquecíveis? Se a resposta for sim, então você precisa conhecer o

A história do Triumph Tiger 900

O Triumph Tiger 900 é o sucessor do Triumph Tiger 800, que foi lançado em 2010 e se tornou um dos modelos mais populares da marca britânica. O Tiger 800 era uma moto que se destacava pela sua capacidade de rodar em diferentes tipos de terreno, desde asfalto até estradas de terra, areia e pedra. Além disso, o Tiger 800 tinha um design moderno, um motor tricilíndrico de 800 cc e uma série de recursos tecnológicos, como controle de tração, ABS, modos de pilotagem e painel digital.

Em 2020, a Triumph decidiu renovar o seu modelo aventureiro e apresentou o Tiger 900, que trouxe várias melhorias em relação ao seu antecessor. O novo Tiger 900 manteve o conceito de uma moto versátil e robusta, mas com um visual mais agressivo, um motor mais potente e um conjunto mais leve e ágil.

As características do Triumph Tiger 900

O Triumph Tiger 900 está disponível em seis versões: Tiger 900, Tiger 900 GT, Tiger 900 GT Pro, Tiger 900 Rally, Tiger 900 Rally Pro e Tiger 900 Bond Edition. Cada uma delas tem características específicas para atender aos diferentes perfis de motociclistas, mas todas elas compartilham alguns elementos em comum, como:

  • Motor: O coração do Tiger 900 é um motor tricilíndrico de 888 cc, que entrega 95 cv de potência e 8,8 kgfm de torque. Esse motor tem uma nova ordem de ignição, que alterna os tempos de explosão entre os cilindros, gerando um ronco mais grave e uma resposta mais rápida do acelerador. O motor também tem um sistema de refrigeração líquida, que ajuda a manter a temperatura ideal em qualquer situação.
  • Câmbio: O Tiger 900 tem um câmbio de seis marchas, que tem uma relação mais curta nas primeiras marchas e mais longa nas últimas, proporcionando uma melhor aceleração e uma maior economia de combustível. O câmbio também tem um assistente de trocas, que permite subir e descer as marchas sem usar a embreagem, facilitando a pilotagem e aumentando a diversão.
  • Suspensão: O Tiger 900 tem uma suspensão dianteira invertida da marca Showa, com 180 mm de curso, e uma suspensão traseira monoamortecida da marca Marzocchi, com 170 mm de curso. Essas suspensões são ajustáveis, permitindo que o motociclista adapte a moto às suas preferências e às condições do terreno. As versões GT Pro e Rally Pro têm ainda uma suspensão traseira eletrônica, que ajusta automaticamente a pré-carga e o amortecimento de acordo com o modo de pilotagem selecionado.
  • Freios: O Tiger 900 tem um sistema de freios a disco nas duas rodas, com ABS de série. Na dianteira, são dois discos de 320 mm, mordidos por pinças radiais da marca Brembo, que garantem uma frenagem potente e precisa. Na traseira, é um disco de 255 mm, com uma pinça da marca Nissin, que complementa o sistema. O ABS tem um modo off-road, que permite que o motociclista desligue o sistema na roda traseira, para ter mais controle e diversão na terra.
  • Rodas: O Tiger 900 tem rodas de liga leve de 19 polegadas na dianteira e 17 polegadas na traseira, calçadas com pneus de uso misto. Essas rodas são ideais para quem quer rodar com conforto e segurança no asfalto, mas sem abrir mão da capacidade de encarar terrenos mais desafiadores. As versões Rally e Rally Pro têm ainda a opção de rodas raiadas, que são mais resistentes e absorvem melhor os impactos.
  • Tecnologia: O Tiger 900 tem um painel TFT colorido de 7 polegadas, que mostra todas as informações necessárias para o motociclista, como velocidade, rotação, marcha, temperatura, nível de combustível, autonomia, consumo, odômetro, relógio, indicadores de direção, luzes de advertência e muito mais. O painel também tem conectividade Bluetooth, que permite parear o celular e o intercomunicador, para acessar funções como chamadas, mensagens, música, navegação e controle de voz. O Tiger 900 tem ainda um farol de LED com luz diurna, que melhora a visibilidade e a segurança, e um controle de cruzeiro, que mantém a velocidade constante sem precisar acionar o acelerador.

As dúvidas comuns sobre o Triumph Tiger 900

O Triumph Tiger 900 é uma moto que desperta a curiosidade e o interesse de muitos motociclistas, mas também pode gerar algumas dúvidas. Aqui estão algumas das perguntas mais frequentes sobre o modelo:

  • Qual é o preço do Triumph Tiger 900? O preço do Triumph Tiger 900 varia de acordo com a versão, o ano, a quilometragem, o estado de conservação e a região do país. Segundo a tabela Fipe, o preço médio do Tiger 900 em dezembro de 2023 era de R$ 59.900,00 para a versão básica, R$ 64.900,00 para a versão GT, R$ 69.900,00 para a versão GT Pro, R$ 66.900,00 para a versão Rally, R$ 71.900,00 para a versão Rally Pro e R$ 74.900,00 para a versão Bond Edition.
  • Qual é o consumo do Triumph Tiger 900? O consumo do Triumph Tiger 900 depende de vários fatores, como o modo de pilotagem, o tipo de terreno, o peso da carga, a pressão dos pneus, a manutenção da moto e o estilo do motociclista. Segundo o site Moto.com.br, o consumo médio do Tiger 900 é de 18 km/l na cidade e 21 km/l na estrada, o que resulta em uma autonomia de cerca de 360 km com o tanque cheio de 20 litros.
  • Qual é a velocidade máxima do Triumph Tiger 900? A velocidade máxima do Triumph Tiger 900 não é divulgada oficialmente pela fabricante, mas segundo o site Motociclismo Online, o modelo pode atingir cerca de 210 km/h no velocímetro, o que corresponde a cerca de 200 km/h na realidade. Essa é uma velocidade mais do que suficiente para uma moto aventureira, que prioriza o conforto e a segurança em longas viagens.
  • Qual é a altura do assento do Triumph Tiger 900? A altura do assento do Triumph Tiger 900 é de 810 mm na versão básica, 810-830 mm na versão GT, 850-870 mm na versão Rally e 840-860 mm na versão Bond Edition. Essas alturas podem ser ajustadas em 20 mm para cima ou para baixo, de acordo com a preferência do motociclista. Além disso, há a opção de assentos mais baixos ou mais altos, que reduzem ou aumentam a altura em 25 mm, respectivamente.
  • Qual é a garantia do Triumph Tiger 900? A garantia do Triumph Tiger 900 é de dois anos, sem limite de quilometragem, desde que sejam respeitadas as condições de uso e manutenção estabelecidas pela fabricante. A garantia cobre defeitos de fabricação e de material, mas não cobre desgaste natural, danos causados por acidentes, uso indevido, negligência, modificação ou instalação de peças não originais.

Ok, vou continuar o meu artigo com as sugestões parecidas com o Triumph Tiger 900.

As sugestões parecidas com o Triumph Tiger 900

O Triumph Tiger 900 é uma moto que se encaixa na categoria das big trail, ou seja, motos de grande porte que podem rodar tanto no asfalto quanto na terra, com conforto e desempenho. Essa categoria é uma das mais disputadas do mercado, e há várias opções de modelos que podem agradar aos fãs de aventura. Aqui estão três sugestões de motos parecidas com o Triumph Tiger 900, que podem ser boas alternativas para quem quer conhecer outras marcas e propostas:

  • BMW F 850 GS: A BMW é uma das referências no segmento das big trail, e a F 850 GS é uma das suas representantes mais populares. A moto tem um motor bicilíndrico de 853 cc, que rende 95 cv de potência e 9,2 kgfm de torque. A moto tem um design elegante e moderno, com um farol de LED em forma de hexágono e um painel TFT colorido de 6,5 polegadas. A moto tem ainda um pacote tecnológico completo, que inclui controle de tração, ABS, modos de pilotagem, assistente de partida em rampa, controle de cruzeiro e suspensão eletrônica. A BMW F 850 GS tem um preço médio de R$ 64.900,00, segundo a tabela Fipe.
  • Honda Africa Twin: A Honda Africa Twin é uma moto que tem uma história de sucesso no mundo das big trail, tendo sido inspirada nas motos que venceram o Rally Dakar nos anos 80 e 90. A moto tem um motor bicilíndrico de 1084 cc, que entrega 102 cv de potência e 10,5 kgfm de torque. A moto tem um visual robusto e imponente, com um farol duplo de LED e um painel TFT colorido de 6,5 polegadas. A moto tem também um sistema de tecnologia avançada, que conta com controle de tração, ABS, modos de pilotagem, controle de empinada, assistente de trocas e suspensão eletrônica. A Honda Africa Twin tem um preço médio de R$ 79.900,00, segundo a tabela Fipe.
  • Yamaha Ténéré 700: A Yamaha Ténéré 700 é uma moto que resgata o espírito aventureiro da marca japonesa, que também tem uma tradição nas big trail. A moto tem um motor bicilíndrico de 689 cc, que gera 75 cv de potência e 6,9 kgfm de torque. A moto tem um estilo simples e funcional, com um farol quadrado de LED e um painel LCD monocromático. A moto tem ainda um conjunto mecânico confiável e resistente, que inclui controle de tração, ABS, suspensão invertida na dianteira e monoamortecida na traseira, ambas da marca Kayaba. A Yamaha Ténéré 700 tem um preço médio de R$ 54.900,00, segundo a tabela Fipe.

Conclusão

O Triumph Tiger 900 é uma moto que oferece uma ótima opção para quem busca uma big trail versátil, potente, confortável e tecnológica. A moto tem um motor tricilíndrico de 888 cc, que proporciona uma aceleração rápida e um ronco grave. A moto tem também um design agressivo e moderno, com um farol de LED com luz diurna e um painel TFT colorido de 7 polegadas. A moto tem ainda um conjunto de recursos que facilitam e enriquecem a pilotagem, como controle de tração, ABS, modos de pilotagem, controle de cruzeiro e suspensão eletrônica.

No entanto, o Triumph Tiger 900 não é a única moto que pode satisfazer os amantes de aventura. Há outras motos que também se enquadram na categoria das big trail, e que podem ter características que se adaptam melhor ao gosto e ao bolso de cada um. Neste artigo, sugerimos três motos parecidas com o Triumph Tiger 900, que são a BMW F 850 GS, a Honda Africa Twin e a Yamaha Ténéré 700. Cada uma delas tem seus pontos fortes e fracos, e cabe ao motociclista analisar qual delas se encaixa melhor no seu perfil.