Yamaha Ténéré 700: Uma moto para explorar o mundo

Sobre:

Yamaha Ténéré 700

Yamaha Ténéré 700
Você já sonhou em viajar pelo mundo sobre duas rodas, enfrentando os mais variados terrenos e desafios, sem abrir mão do conforto e da diversão? Se a resposta for sim, você precisa conhecer a Yamaha Ténéré 700, uma moto que combina o espírito aventureiro das lendárias XT com a tecnologia e o design modernos. Neste artigo, vamos contar um pouco da história dessa moto, destacar as suas principais características e vantagens, dar algumas dicas para quem quer se aventurar com ela e responder as dúvidas mais comuns sobre esse modelo. Acompanhe!

A origem da Yamaha Ténéré 700

A Yamaha Ténéré 700 é a herdeira de uma tradição que começou em 1983, quando a Yamaha lançou a XT600Z Ténéré, uma moto inspirada nas competições de rali, especialmente no Rally Paris-Dakar, que atravessava o deserto do Saara. O nome Ténéré vem de uma região desértica no norte da África, que significa “deserto” ou “solidão” na língua tuaregue. A XT600Z Ténéré foi um sucesso de vendas e de crítica, sendo considerada uma das melhores motos de aventura da época. Ela tinha um tanque de combustível de 30 litros, que permitia uma grande autonomia, um motor robusto e confiável, uma suspensão de longo curso e um design marcante, com um grande farol dianteiro e uma carenagem que protegia o piloto do vento e da areia.

Ao longo dos anos, a Yamaha foi aprimorando e diversificando a linha Ténéré, lançando modelos como a XTZ750 Super Ténéré, a XTZ660 Ténéré, a XT1200Z Super Ténéré e a XT660Z Ténéré. Todas elas mantinham a essência da XT original, mas com motores mais potentes, sistemas de freios e de controle de tração mais avançados, painéis digitais e outros recursos que aumentavam o desempenho e a segurança das motos. Porém, muitos fãs da marca sentiam falta de uma moto que fosse mais fiel ao conceito original da Ténéré, ou seja, uma moto simples, leve, ágil e versátil, capaz de encarar qualquer tipo de terreno com facilidade e diversão.

Foi pensando nesse público que a Yamaha desenvolveu a Ténéré 700, que foi apresentada como protótipo em 2016, no Salão de Milão, e lançada oficialmente em 2019, na Europa. A Ténéré 700 é uma moto que resgata o espírito das primeiras XT, mas com um visual moderno e arrojado, um motor bicilíndrico de 689 cc e 73,4 cavalos de potência, que também equipa a MT-07, uma suspensão totalmente ajustável de longo curso, um chassi rígido e leve, um tanque de 16 litros, um painel digital ao estilo rali, quatro faróis de LED e um peso de apenas 204 kg (a seco). A Yamaha Ténéré 700 é uma moto que promete satisfazer os motociclistas mais exigentes e aventureiros, que buscam uma máquina capaz de explorar o mundo sem limites.

Os diferenciais da Ténéré 700

A Yamaha Ténéré 700 é uma moto que se destaca por vários motivos, mas podemos destacar alguns que fazem dela uma opção única no mercado. Veja quais são:

  • O motor: O motor da Yamaha Ténéré 700 é um dos seus pontos fortes. Trata-se de um bicilíndrico paralelo de 689 cc, com refrigeração líquida, quatro válvulas por cilindro e duplo comando no cabeçote. Esse motor é derivado da MT-07, mas recebeu algumas modificações para se adaptar melhor ao uso off-road, como um novo mapeamento da injeção eletrônica, um novo sistema de escapamento e um novo radiador. O resultado é um motor que entrega 73,4 cavalos de potência a 9.000 rpm e 6,9 kgfm de torque a 6.500 rpm, com uma curva de torque plana e linear, que garante uma resposta rápida e suave do acelerador em qualquer faixa de rotação. O motor da Ténéré 700 é ideal para quem quer uma moto que tenha força e agilidade tanto na estrada quanto na terra, sem perder a economia e a confiabilidade.

  • A suspensão: A suspensão da Ténéré 700 é outro aspecto que chama a atenção. Ela é composta por uma suspensão dianteira invertida da marca Kayaba, com tubos de 43 mm de diâmetro e 210 mm de curso, totalmente ajustável na pré-carga, compressão e retorno. A suspensão traseira é monoamortecida, também da Kayaba, com 200 mm de curso e ajustável na pré-carga e no retorno. Essa suspensão permite que o piloto adapte a moto às suas preferências e às condições do terreno, podendo variar a altura, a rigidez e a estabilidade da moto. Além disso, a suspensão de longo curso absorve bem as irregularidades do solo, proporcionando conforto e controle ao piloto.

  • O chassi: O chassi da Ténéré 700 é outro diferencial da moto. Ele é feito de aço tubular, com um desenho compacto e resistente, que confere à moto uma ótima rigidez torcional e uma boa distribuição de peso. O chassi também permite uma boa ergonomia ao piloto, com um assento estreito e confortável, um guidão largo e alto, um tanque bem desenhado e umas pedaleiras bem posicionadas. O chassi da Ténéré 700 também facilita a pilotagem da moto, pois permite uma boa movimentação do corpo e uma boa visibilidade do terreno. Além disso, o chassi é leve, pesando apenas 204 kg (a seco), o que contribui para a agilidade e a versatilidade da moto.

  • O design: O design da Ténéré 700 é outro ponto que merece destaque. A moto tem um visual moderno e arrojado, que remete às motos de rali, mas sem perder a identidade da linha Ténéré. A moto tem uma carenagem frontal que protege o piloto do vento e da poeira, com quatro faróis de LED que iluminam bem a noite e o dia. O painel é digital e compacto, com um visor de LCD que mostra as informações essenciais, como velocímetro, conta-giros, hodômetro, nível de combustível, consumo médio, temperatura do motor, relógio e indicador de marcha. O painel também tem um suporte para fixar um GPS ou um smartphone, facilitando a navegação.

    A moto tem ainda um escapamento alto e curto, que evita o contato com o solo e emite um ronco grave e agradável. As rodas são de alumínio, com aros de 21 polegadas na dianteira e 18 polegadas na traseira, calçadas com pneus de uso misto que garantem uma boa aderência em qualquer superfície. A moto tem ainda um para-brisa ajustável, um protetor de cárter, um protetor de mãos, um bagageiro traseiro e um suporte para bauleto. A moto está disponível nas cores azul, preta e branca, com grafismos que remetem à Yamaha Racing.

As sugestões parecidas com a Yamaha Ténéré 700

A Yamaha Ténéré 700 é uma moto que não tem muitas concorrentes diretas no mercado, pois ela se encaixa em uma categoria que mistura as motos trail com as motos big trail, oferecendo uma opção mais simples, leve e acessível do que as motos de alta cilindrada, mas mais robusta, potente e confortável do que as motos de baixa cilindrada. Porém, existem algumas motos que podem ser consideradas parecidas com a Ténéré 700, seja pelo conceito, pelo desempenho ou pelo preço. Veja quais são:

  • KTM 790 Adventure: A KTM 790 Adventure é uma moto que também segue a proposta de ser uma moto de aventura leve e versátil, capaz de rodar bem na estrada e na terra. Ela tem um motor bicilíndrico de 799 cc e 95 cavalos de potência, uma suspensão de longo curso com ajuste eletrônico, um tanque de 20 litros, um painel digital com conectividade, um sistema de freios ABS com modos de pilotagem e um design agressivo e esportivo. A KTM 790 Adventure é uma moto que oferece mais potência, tecnologia e sofisticação do que a Yamaha Ténéré 700, mas também é mais cara, pesada e complexa.

  • Honda Africa Twin: A Honda Africa Twin é uma moto que também tem uma história ligada ao Rally Paris-Dakar, sendo uma das motos mais vencedoras dessa competição. Ela tem um motor bicilíndrico de 1084 cc e 102 cavalos de potência, uma suspensão de longo curso com ajuste eletrônico, um tanque de 18,8 litros, um painel digital com conectividade, um sistema de freios ABS com modos de pilotagem e um design elegante e robusto. A Honda Africa Twin é uma moto que oferece mais potência, tecnologia e conforto do que a Yamaha Ténéré 700, mas também é mais cara, pesada e sofisticada.

  • BMW F 850 GS: A BMW F 850 GS é uma moto que também faz parte da família GS, que é uma referência em motos de aventura. Ela tem um motor bicilíndrico de 853 cc e 95 cavalos de potência, uma suspensão de longo curso com ajuste eletrônico, um tanque de 15 litros, um painel digital com conectividade, um sistema de freios ABS com modos de pilotagem e um design moderno e refinado. A BMW F 850 GS é uma moto que oferece mais potência, tecnologia e requinte do que a Yamaha Ténéré 700, mas também é mais cara, pesada e sofisticada.

As dúvidas comuns sobre a Ténéré 700

A Yamaha Ténéré 700 é uma moto que desperta o interesse e a curiosidade de muitos motociclistas, mas também gera algumas dúvidas. Vamos responder as mais frequentes:

  • Qual é o preço da Yamaha Ténéré 700? A Ténéré 700 tem um preço sugerido de R$ 49.990,00, na versão standard, e de R$ 52.990,00, na versão Rally Edition, que tem alguns acessórios exclusivos, como um banco especial, um protetor de tanque, um protetor de motor e um escapamento Akrapovic. Esse preço pode variar de acordo com a região, a concessionária e as condições de pagamento.

  • Qual é o consumo da Yamaha Ténéré 700? A Ténéré 700 tem um consumo médio de 21 km/l, segundo o Inmetro, podendo variar de acordo com o modo de pilotagem, o tipo de terreno e a manutenção da moto. Com isso, a moto tem uma autonomia de cerca de 330 km, com o tanque cheio.

  • Qual é a velocidade máxima da Yamaha Ténéré 700? A Ténéré 700 tem uma velocidade máxima de cerca de 200 km/h, limitada eletronicamente, podendo variar de acordo com o peso do piloto, a carga da moto e as condições do vento. A moto tem um bom desempenho em altas velocidades, mas não é o seu foco principal.

  • A Yamaha Ténéré 700 é boa para iniciantes? A Ténéré 700 é uma moto que exige um certo nível de experiência e habilidade do piloto, pois ela tem uma potência considerável, uma altura elevada e um peso significativo. Além disso, a moto não tem nenhum controle eletrônico de tração ou de estabilidade, o que requer mais atenção e cuidado do piloto. Portanto, a Yamaha Ténéré 700 não é uma moto recomendada para iniciantes, mas sim para motociclistas que já tenham uma certa prática e confiança na pilotagem.

  • A Yamaha Ténéré 700 é boa para viagens longas? A Ténéré 700 é uma moto que pode ser usada para viagens longas, pois ela tem um bom conforto, uma boa autonomia, uma boa capacidade de carga e uma boa versatilidade. Porém, a moto também tem alguns pontos que podem ser melhorados para esse tipo de uso, como o banco, que pode ser um pouco duro e estreito, o para-brisa, que pode ser um pouco baixo e pequeno, e o tanque, que pode ser um pouco limitado. Esses pontos podem ser resolvidos com alguns acessórios, como um banco mais confortável, um para-brisa maior e um tanque auxiliar.

A conclusão sobre a Yamaha Ténéré 700

A Yamaha Ténéré 700 é uma moto que cumpre o que promete: ser uma moto de aventura leve, ágil, versátil e divertida, capaz de explorar o mundo sem limites. Ela é uma moto que resgata o espírito das primeiras XT, mas com um visual moderno e arrojado, um motor bicilíndrico de 689 cc e 73,4 cavalos de potência, uma suspensão totalmente ajustável de longo curso, um chassi rígido e leve, um tanque de 16 litros, um painel digital ao estilo rali, quatro faróis de LED e um peso de apenas 204 kg (a seco). A Ténéré 700 é uma moto que satisfaz os motociclistas mais exigentes e aventureiros, que buscam uma máquina capaz de explorar o mundo sem limites.

Se você gostou deste artigo, compartilhe com os seus amigos nas redes sociais e deixe o seu comentário abaixo. E se você quer saber mais sobre a Yamaha Ténéré 700, visite o site oficial da Yamaha ou procure a concessionária mais próxima de você.